20 de setembro de 2009

Música: um bem necessário.

Cada vez mais aparecem novos estilos musicais. Em meio à tanta varidade e possibilidades de escolha encontramos os mais variados estilos de vestir, falar, pensar e agir. Somos muito influenciados por nossos gostos musicais, fato.
Rock, samba, MPB e funk estão estre os preferidos. O engraçado é que mesmo em meio ao nosso gênero preferido temos certas preferência. A consciência musical é muito, muito seletiva. E exigente (de acordo com as preferências de cada um).
Mas por que isso acontece? Por que alguns fãs são loucos pela Lady Gaga e outros a abominam? Por que algumas pessoas não tiram Fairy Tale (do Shaman) de seus ipods enquanto outras não se cansam de ouvir Calypso? A neurocientista Suzana Herculano-Houzel explica em uma matéria feita para o Fantástico: http://www.youtube.com/watch?v=n79TcTTzXhU
Mas isso é realmente engraçado: cada música traz um emoção diferente de acordo com a letra e melodia. Mas também traz emoções diferenciadas para cada pessoa. Tristeza, saudade, alegria, desânimo, animação, motivação... Essas são algumas das emoções produzidas ao ouvir uma música. Ah, e isso varia muuuuito! As músicas podem trazer sentimentos variados de acordo com a ocasião em que a ouvimos ou simplesmente por causa da letra ou melodia.
Uma viagem inesquecível, o término (ou início) de um namoro que marcou, uma decisão que fez toda a diferença, entre outros. Essas são só algumas das situações que podem ter sido marcadas por causa de uma música. Ou o contrário: uma música pode ter ficado guardada na memória pra sempre por causa de determinado acontecimento. Eu, por exemplo, tenho muuuitas músicas que me trazem lembranças de viagens - ou momentos - i-nes-que-cí-veis.
A idade do céu (Paulinho Moska) e O vento (Los Hermanos) - viagem à Aimorés (Minas Gerais);
Não há (Seu Cuca) - viagem à Venda Nova do Imigrante (Espírito Santo) com tooodos os BFF'S.
São algumas das que mais marcaram. Entre tantas outras...
Bem, já que estamos falando de música (meu bem maior), trouxe aqui um playlist das músicas que estou ouvindo ultimamente (e algumas que são minhas queridas há muuuuito tempo). Ah, as músicas estarão identificadas com seus intérpretes e não compositores, a não ser que estes sejam os mesmos:
Bottle it up - Sara Bareilles;
I'm your - Jason Mraz;
All star - Cássia Eller;
Seis e trinta - Jota Quest;
Fairy Tale - Shaman;
Viva la vida - Coldplay;
Carry you home - James Blunt;
Udora - Pelo menos hoje;
Disco rock - Papas da Língua;
Blame - Tiago Iorc;
Lovegame - Lady Gaga;
Just Dance - Lady Gaga;
Poker Face - Lady Gaga;
Tudo Certo - Gabriel O pensador;
No Veneno - Strike;
Never Gonna Bee Alone - Nickelback;
The Climb - Miley Cyrus;
Start All Over - Miley Cyrus;
Party in the USA - Miley Cyrus;
Goodbyes - Miley Cyrus;
Ana e o mar - O Teatro Mágico;
Flor - Fused;
Tudo Certo - Thaeme Mariôto;
Peito Aberto - Kid Abelha;
Trouble - Coldplay;
Sparks - Coldplay;
In My Place - Coldplay;
Beautiful World - Coldplay;
Por Onde Andei - Nando Reis;
O Que Eu Também Não Entendo - Jota Quest;
Decode - Paramore;
Te Amo Pra Sempre - Kid Abelha;
Dezesseis - Legião Urbana;
Eu Tô Tentando - Kid Abelha;
Há tempos - Legião Urbana;
Conspiração Insternacional - Leoni;
Quando Você Voltar - Legião Urbana;
Faroeste Cabloco - Legião Urbana;
Hoje A Noite Não Tem Lua - Legião;
Geração Coca-Cola - Legião;
Por Que Não Eu - Leoni;
Temporada Das Flores - Leoni;
Por Que Eu Não Desisto De Você - Kid Abelha;
Mad - Ne-Yo
Índios - Legião;
Mais Uma Vez - Legião;
Por Enquanto - Cássia Eller;
Tempo Perdido - Legião;
With Arms Wide Open - Creed;
Passos Escuros - Hevo84;
Amar é... - Roupa Nova;
Quero Te Ver Bem - Udora.
Tá bom, já parei. Se eu for escrever aqui todas as músicas que eu amo precisaria de uns 100 posts.
Pois é, como deu pra perceber eu sou com-ple-ta-men-te eclética. E mais: a música faz parte da minha vida e sempre será assim. E de uma coisa eu tenho certeza: cada vez mais músicas vão me inspirar... a escrever, a cantar, a tocar, a lutar, a chorar, a ler, a sorrir... a viver!
Ah, e pra aproveitar a oportunidade vou divulgar mais um dos meus vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=YFhzXCUaM1M&feature=related
Beijo grande,
Tati.

9 comentários:

Anônimo disse...

Ahh, eu amo música! Sempre há alguma delas relacionada a algum momento minha vida! Temos um gosto um pouco parecido, algumas das músicas da sua lista estão no meu tocador de mp3.
Xerus
=***

Anônimo disse...

Ahh, e quanto ao texto, pode deixar ai no blog! Tranquilo... =)

Xerus
=***

Luana disse...

Adorei seu blog! Parabéns! Você tem mais uma seguidora, EU! rs

Beijo!
;*

Clariinha Santana disse...

Nando Reis, Cássia Eller e O teatro mágico... uma das minhas PAIXÕES! É bom saber que a música é algo essencial não só pra mim.. Huahsuahs
Beijo, voltarei mais vezes :)

Anônimo disse...

Aih eu amo musica! vivo ouvindo musica, é uma parte de mim!
beijos

meus instantes e momentos disse...

muito bom teu blog. Gostei daqui,
maurizio

Mayana Carvalho disse...

Meu estilo musical tem tudo haver com a minha personalidade.
é essencial!

Beijos

M.A.N disse...

Olá! Você tem parentes em Aimorés? Que mundo pequeno! Nosso acordo para um futuro próximo: você me canta "Rosa de Hiroshima" e eu te canto "Is It Okay If I Call You Mine?". Beijo. Marcos.

Vinicius disse...

Já dizia um filósofo "a vida sem a música seria um erro." Eu recomendo as músicas do Michael Bublé (sou viciado). Abraço.